Estudo internacional avaliou a influência da música no rendimento em matemática entre jovens de todo o mundo

A música pode ajudar crianças com dificuldade em matemática, revelou uma pesquisa da Universidade Antalya Belek, na Turquia. Durante cinco anos, pesquisadores avaliaram crianças e adolescentes de todo o mundo para descobrir se a música interferia no rendimento escolar. 

A pesquisa concluiu que os estudantes apresentam melhor rendimento em matemática quando a música é uma parte fundamental de suas aulas. O estudo reuniu 78 mil estudantes da educação básica até a graduação. 

A pesquisa selecionou jovens que participaram de três tipos de intervenção musical. A primeira foi uma aula de música, na qual as crianças cantaram, ouviram e compuseram músicas. A segunda foi uma intervenção musical instrumental, em que as crianças aprenderam a tocar instrumentos musicais individualmente ou em banda. A última etapa envolveu uma intervenção musical-matemática, em que a música foi integrada nas aulas de matemática.

Como a música ajuda a aprender matemática?

A música pode melhorar o desempenho em matemática por tornar a matéria mais agradável, manter os alunos envolvidos e ajudar a aliviar qualquer medo ou ansiedade que eles tenham, diz a pesquisa da Universidade Antalya Belek. 

Os alunos fizeram provas de matemática antes e depois de participar das intervenções e a mudança em suas notas foi comparada com a de jovens que não participaram das atividades musicais. A partir disso, verificou-se que a música, seja em aulas específicas ou como parte das aulas de matemática, foi associada a uma melhora no rendimento em matemática ao longo do tempo.

Ainda segundo o levantamento, os resultados da pesquisa sugerem que a música ajuda mais no aprendizado da aritmética do que outros tipos de assuntos da matemática e tem um impacto maior nos alunos mais jovens e naqueles que aprendem conceitos matemáticos mais básicos.

Qual a importância da música para o aprendizado escolar?

O ensino de música tem efeito positivo no desempenho escolar de crianças e adolescentes, além de melhorar suas habilidades de leitura, afirma um estudo conduzido pelo departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto ABCD. 

Dessa forma, evidências mostram que a música possui um papel importante na educação dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, social, cognitivo e linguístico, além de ser um recurso facilitador para a aprendizagem, principalmente para a disciplina de matemática.

Quer saber mais e aprofundar seu conhecimento no mundo da música? Escolha um dos nossos cursos e agende agora uma aula experimental!